Os responsáveis pelo Opera anunciaram a disponibilização de uma versão do browser para programadores que passa a ter embutida uma funcionalidade que bloqueia os indesejados anúncios para quem está a navegar na Internet.
Ao contrário do que acontece atualmente com o Chrome ou o Firefox, por exemplo, os utilizadores não terão de instalar nenhuma extensão, em vez disso terão apenas de carregar num botão para ativar/desativar a função. Além disso, os internautas terão acesso a estatísticas sobre a efetividade do bloqueio durante a navegação. Segundo a própria empresa, o Opera é 21% mais rápido do que o Firefox com o AdBlock Plus instalado e 45% mais veloz que o Chrome com a mesma extensão. Em relação ao Edge, é 89% mais rápido.
De acordo com o Engadget, esta funcionalidade pode dar um impulso à quota de mercado do Opera, uma vez que tanto Google como Microsoft não têm planos a curto prazo para colocar em funcionamento algo semelhante nos seus browsers, pois isto entra em conflito com o rentável, e provavelmente indispensável, negócio de publicidade online que têm.
Fontes: ExameInformática, S
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