quinta-feira, 9 de julho de 2015

IBM anuncia o chip mais poderoso da história, um chip fabricado com processos tecnológicos de 7 nanómetros


 A IBM que, apesar de já não fabricar processadores, continua muito envolvida no desenvolvimento dos chips e apresentou um novo chip fabricado com processos tecnológicos de 7 nanómetros e com uma potência quatro vezes superior aos mais potentes que estão no mercado actualmente.

 A inovação foi conseguida no âmbito do programa de pesquisa e desenvolvimento que a IBM anunciou há cerca de um ano, três mil milhões de dólares para encontrar soluções tecnológicas para a próxima geração de chips. Na verdade, não se trata de um trabalho exclusivamente da IBM, mas sim de um consórcio liderado por esta empresa que também inclui a Samsung, o SUNY Polytechnic Institute e a GlobalFoundries, a empresa que nasceu da AMD em 2009 e tem o exclusivo da produção dos chips da IBM e da AMD.


 De acordo coma informação divulgada pela IBM, os 7 nanómetros foram conseguidos através da substituição do silício puro por uma liga de silício e germânio (SIGe), que permite aumentar a mobilidade dos electrões nos transístores criados numa escala tão diminuta.

 A utilização da liga referida deverá facilitar a utilização desta tecnologia na produção em série. No entanto, de acordo com a notícia do The Verge, teremos de esperar pelo menos alguns anos para que os chips de 7 nm sejam uma realidade comercial. A produção em 7 nm permite duplicar a densidade dos chips relativamente ao processo de fabrico de 10 nm.


Fontes: ExameInformática, Qz.com (Imagem)


0 comentários:

Enviar um comentário