Vortex quer gerar energia eólica sem as inconvenientes hélices
A Vortex, uma empresa espanhola ligada ao ramo das energias renováveis, quer literalmente mudar o aspecto da paisagem, com torres sem hélices que continuam a poder aproveitar a energia do vento.
A Vortex Bladeless apresenta-nos torres que conseguem aproveitar a energia do vento usando apenas as oscilações e o efeito de ressonância, que em muitas outras estruturas é um efeito indesejado e combatido. O resultado são torres sem partes móveis, mais baratas e com menos manutenção que as torres com hélices e também com a vantagem adicional de serem completamente silenciosas e não apresentarem qualquer risco para os pássaros.
Estas torres sem hélices produzem cerca de 30% menos energia, nas mesmas condições que as torres com hélices, mas a Vortex relembra que estas torres custam metade, e pode instalar-se o dobro delas na mesma área.
O seu primeiro modelo será uma versão com menos de 3 metros de altura e capaz de gerar 100W de energia, destinada aos países em desenvolvimento mas depois seguir-se-á uma versão de 12.5 metros que já será capaz de gerar cerca de 4kW.
Fontes: abertoatedemadrugada, Libertaddigital.com (Imagem)
0 comentários:
Enviar um comentário