quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Novo protocolo HTTP/2 permitirá uma internet mais rápida e segura


 O HTTP é o protocolo que permite aos browsers descarregarem websites dos servidores e, após vários anos de desenvolvimento, viu agora aprovada formalmente uma actualização. O objectivo do HTTP/2 é tornar a internet mais rápida, segura e robusta, mas ainda serão necessários vários meses (ou até anos) para entrar em vigor.

 O The Verge adianta que, embora o HTTP/2 tenha sido desenvolvido pelo IETF HTTP Working Group, o novo protocolo é baseado numa versão customizada criada pela Google e chamada SPDY. Ambos os protocolos incluem melhorias que permitem aumentar a velocidade da navegação, devido, por exemplo, a novas técnicas de compressão e à capacidade de permitir que os browers façam pedidos múltiplos aos servidores web através de uma única ligação.


 Contudo, muitos utilizadores já estão a tirar proveito desta tecnologia sem sequer se aperceberem. É que a Google lançou o SPDY em 2009 e o protocolo foi depois integrado no Chrome, Firefox e Internet Explorer. Porém, apesar de websites como o Facebook, Google e Twitter recorrerem a esta tecnologia para acelerar as ligações nos browsers compatíveis, ainda não é norma vigente na web. O HTTP/2, por sua vez, torná-la-á acessível às massas.

 Outro aspecto que o HTTP/2 visa endereçar é a segurança, sendo que inicialmente pensava-se que o novo protocolo iria ter integrado encriptação TLS (Transport Layer Security, que antes era conhecido como SSL), mas alguns players da indústria opuseram-se à criação deste novo standard. Porém, a realidade pode vir a ser outra, uma vez que Mark Nottingham, Chairman do IETF HTTP Working Group, referiu que os programadores do Chrome e do Firefox, por exemplo, frisaram que só irão suportar o HTTP/2 se ele integrar encriptação. Ou seja, na prática, isto significa que os websites que queiram beneficiar de uma maior velocidade de navegação terão de usar TLS e os utilizadores agradecerão a oportunidade de desfrutar de uma internet que é mais rápida e, simultaneamente, mais segura.


Fontes: ExameInformática, TheVerge, Baboo.com.br (Imagem)


0 comentários:

Enviar um comentário