segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Baterias de iões de lítio melhoradas conseguem carregar 70% em 2 minutos

 Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, desenvolveram uma bateria capaz de atingir 70% de carga em apenas dois minutos e a nova bateria é de iões de lítio, a mesma já usada nos actuais smartphones, tablets e notebooks.

 Além da característica de ser recarregada muito rapidamente, a nova geração da bateria de iões de lítio prometem durar muito mais, até 20 anos, de acordo com as estimativas dos pesquisadores. Elas devem continuar a funcionar perfeitamente após mais de 10.000 ciclos de carga e descarga, ou 20 vezes o que uma bateria comum actual consegue aguentar, aproximadamente 500 ciclos.


  A diferença em relação às actuais baterias de iões é que os cientistas fizeram uma modificação no ânodo, o pólo negativo da bateria. As baterias actuais normalmente possuem grafite nessa área, já nas novas é usado uma espécie de gel feito a partir de dióxido de titânio. Esse material é abundante e barato, também é usado nos protetores solares para absorver raios ultravioleta. Foi desenvolvido um método simples para transformar partículas de dióxido de titânio em pequenos nanotubos mil vezes mais finos que um fio de cabelo humano. Esta nanoestrutura é que ajuda a aumentar a velocidade das reações químicas que acontecem na nova bateria, permitindo o carregamento super rápido.

 Um problema é que, justamente por ser baseada na tecnologia que temos hoje, isso não melhora a densidade das baterias, isto é, os aparelhos continuarão a descarregar diariamente, mas pelo menos será mais rápido recarregá-lo quando necessário.


Fonte: Gamevicio, Tecnoblog/Net


0 comentários:

Enviar um comentário