quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cinto de segurança inteligente pode acordar condutores que adormecem ao volante

 Cientistas desenvolvem um cinto de segurança feito de material inteligente para prevenir acidentes de trânsito a partir de sensores, podendo com isso acordar condutores que durmam ao volante. A ideia é do Instituto de Biomecânica de Valência (IBV), na Espanha, que trabalha no chamado "Projeto Harken", financiado pela União Europeia. O cinto é capaz de monitorizar os ritmos cardíacos e respiratórios da pessoa em causa, conseguindo descobrir se a mesma adormeceu ao volante, sendo que nessa situação o sistema emite alertas.


 A tecnologia para medir batimentos cardíacos e taxas de respiração apresentam três componentes básicos instalados: um sensor no banco, outro no cinto de segurança e uma unidade de processamento dos sinais, todos eles ficam invisíveis para o condutor. De acordo com o director de inovação de mercados automotivos do IBV, José Solaz, o monitoramento dessas informações é suficiente para indicar o nível de cansaço.

 “A variação de taxas de coração e respiração é um bom indicador do estado do motorista em relação à fadiga. Modificações desses factores acusam logo se a pessoa está cansada ou sonolenta", explica Solaz.

 Até agora, nenhum sistema foi capaz de realizar essas aferições de forma não invasiva. O Harken, desenvolvido por empresas e universidades, portanto, é pioneiro. Ele consegue identificar variáveis num cenário afectado por vibrações e movimentos do condutor. São necessários materiais e tecnologias muito inteligentes para isso. “O sistema calcula parâmetros relevantes”, afirma o director.

 Um protótipo completo já está pronto e segue, agora, em fase de testes. As primeiras avaliações estão a ser feitas em pistas fechadas e em simuladores, para só depois chegarem “à vida real”.


Fonte: techtudo.com.br

0 comentários:

Enviar um comentário