sábado, 31 de maio de 2014

SSDs podem ficar 300% mais rápidos graças a apenas um firmware

  Pesquisadores da Chuo University, no Japão, desenvolveram uma técnica capaz de melhorar o desempenho dos SSD (solid-state-drive) baseado apenas em actualização de firmware. A descoberta amplia em até 300% a velocidade do dispositivo e diminui em 60% o consumo de energia.


 Os SSDs actuais só permitem gravar dados em novas áreas dos chips NAND, o que aumenta a fragmentação dos arquivos e diminui a eficiência do dispositivo. O método desenvolvido pelos japoneses consiste em fazer com que esses dados ocupem os espaços já fragmentados que estão prestes a ser apagados.

 Com isso, a solução denominada LBA Scrambler, reduz o processo de leitura e escrita dos SSDs. Testes realizados pelos pesquisadores conseguiram ampliar em até 300% a velocidade de escrita, reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil dos dispositivos. Mais pesquisas precisam ser feitas até que, de facto, a actualização esteja disponível para o utilizador comum. Resta saber ainda se as fabricantes de SSDs disponibilizarão o firmware de forma gratuita, algo que todos esperamos que sim.

0 comentários:

Enviar um comentário