terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

União Europeia pressionada para impor limitadores automáticos de velocidade nos novos modelos a serem lançados


 Devido aos números trágicos registados nas estradas, a União Europeia está a ser pressionada para impor limitadores automáticos de velocidade nos próximos carros a serem lançados. De acordo com Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, só nos últimos dez anos morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias devido aos excessos de velocidade.

 António Avenoso, diretor executivo do ETSC, defende que a solução passa por, tal como os cintos de segurança, os limitadores automáticos de velocidade devem ser instalados em todos os carros como standard e não como um extra opcional.

 O limitador de velocidade é um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só actuando quando o condutor excede o limite estabelecido.


 A limitação automática de veículos pode também ser feita à custa de uma câmara instalada no carro que reconheça o limite de velocidade imposto em cada via e ajuste automaticamente a sua própria velocidade àquele limite.

 A Comissão Europeia deverá anunciar uma actualização dos regulamentos de segurança automóvel já no próximo dia 2 de Maio que deve prever que todos os carros tenham limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e caixas negras para registar tudo o que aconteceu antes de um eventual acidente.

 Outra das propostas em análise pela União Europeia é o limite de velocidade nas zonas urbanas que poderá ser de 30km/h.


Fontes: Pplware, Informationng (Imagem)


0 comentários:

Enviar um comentário